Foto: Projeto Bate-Papo Astronômico (reprodução)
Quem olhou para o céu na madrugada desta quarta-feira (22) conseguiu visualizar a chuva de meteoros Orionídeas. Os fragmentos do Cometa Halley – que cruzou os céus em 1986 é considerado um dos mais famosos da história – foram registrado pelas câmeras do Projeto Bate-Papo Astronômico no Tecnoparque, região oeste da cidade.
Em Santa Maria os registros foram feitos por volta de 3h da madrugada e após às 5h, pouco antes do amanhecer. Cerca de 130 meteoros foram registrados entre a noite de terça e o amanhecer.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O que é a chuva de meteoros
Elas são causadas por partículas deixadas pelo cometa Halley, que atravessam a atmosfera da Terra a mais de 230 mil km/h, gerando rastros de luz impressionantes no céu. O pico acontece todos os anos por volta de 21 a 22 de outubro.
O nome da chuva é uma referência à Constelação de Órion, facilmente reconhecida no céu noturno pelas três estrelas que formam o chamado "Cinturão de Órion". Um ponto de referência para quem se interessar pelo fenômeno é procurar no céus pelas "três marias".
Quem perdeu ainda conseguirá ver
Conforme o diretor-executivo do projeto, Fabricio Colvero, quem não conseguiu visualizar o fenômeno na madrugada passada, poderá ver hoje, pois a Orionídeas está no seu pico. Basta procurar um local escuro, longe das luzes da cidade, e olhar para o leste, nas horas que antecedem o amanhecer.
Em Santa Maria, os melhores locais para observar são áreas mais afastadas do centro urbano, como as regiões dos bairros Cerrito e Camobi e o Distrito de Arroio Grande, onde há menor interferência de luz artificial.
O projeto Bate-Papo Astronômico, também fará transmissão ao vivo da chuva de meteoros em seu site, permitindo que quem não puder acompanhar de forma presencial também veja o fenômeno.